quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Olhar de um Passageiro, em férias! T1 Ep.5

Olá a todos, depois de 4 episódios a relatar as minhas férias por terras Algarvias, chegou a hora do último episódio.
O último episódio passou-se em Faro enquanto esperava pelo longo expresso que iria ser feito pela EVA 9815.

Para começar então este post deixo-vos o "material" que fotografei enquanto aguardava as 13.00.

Uma vista geral dos autocarros de momento parqueados nas traseiras da Estação Rodoviária de Faro.



Eva Transportes 9100,



EVA Transportes 9589,



EVA Transportes, 9100 e 9154,



EVA Transportes 9180,



EVA Transportes, 9177



EVA Transportes 9525,



EVA Transportes 9164,



EVA Transportes 9534,



Quase a terminar, esta já dentro da estação, EVA Transportes 9150,



Entretanto chegam as 13.00 e ainda o autocarro não tinha chegado... atrasou-se só uns escassos dois minutos, o que significou que foi estacionar entrar e seguir... não deu para vos mostrar o autocarro em questão.

Expresso "Alta Qualidade", a bordo da EVA Transportes 9815. O autocarro em si é um vulgar Irizar PB, com um chassi Scania. O conforto destes carros é conhecido e a força dos motores Scania também e posso dizer-vos que este conjunto me proporcionou uma boa viagem apesar da sua excessiva demora...

Adquiri o bilhete para este Expresso em Portimão, visto que estava em passeio por lá... e escolhi Faro como local de partida visto me ter sido indicado que o expresso era Directo... no site da Rede Expressos não havia informação se era Directo ou efectuava paragens... Apenas a hora de chegada 16h30, presumi então que a senhora da bilheteira estaria certa e que o Expresso seria directo... Outra parte engraçada foi na Estação de Faro estar anunciada a chegada a Lisboa ás 16h45... Quando o autocarro arranca estranhei ir apenas com 4 pessoas... mais à frente apercebo-me... surpresa! Não era directo... e parou quase em todas as "capelinhas" possíveis e imaginárias... incluindo... Vilamoura! Lembram-se da paragem que vos mostrei em Vilamoura? Essa mesmo!... O dito Expresso directo efectuou paragem em Quarteira, Vilamoura, Albufeira Estação Rodoviária, e Albufeira Centro.

Na Quarteira ainda fotografei estes dois autocarros...

EVA Transportes 9104,



EVA Transportes 9537,



Resultado 14h30 ainda estava eu a partir de Albufeira... fiquei bastante desiludido visto esperar um Expresso directo e eram 14h30 e ainda nem do Algarve tinha saído...
Sou passageiro de Expressos desde os meus 8 anos e utilizo sempre o Expresso para o Porto que quando tenho azar paro em Fátima, ou quando tenho sorte vou Directo. Posso-vos dizer que 1h20 1h30 depois de Lisboa chego a Fátima... É só uma comparação...
Voltando ao Expresso em si... o tempo passa... e os quilómetros para Lisboa não diminuem...
Para apimentar o já longo Expresso, para chegar a Lisboa o motorista opta por ir pela Ponte Vasco da Gama... a cereja no topo do bolo... posso-vos dizer que eram 16h40 quando o motorista entra na A12 em direcção à Ponte Vasco da Gama... chegámos ás 17h15... Portanto 16h30 eu chegava a Lisboa segundo a Rede Expressos, e 16h45 segundo a Estação de Faro.

É triste ver a má informação prestada quer pela bilheteira, quer pelo site da Rede Expressos, e pela própria estação de Faro. Em nenhum destes locais foi indicado que o Expresso efectuava paragens. Para o Porto a empresa é a mesma, o serviço é igual e não há estas falhas... Posso-vos dizer que até já demorei menos 23 minutos que o previsto num Expresso "Desdobramento" para o Porto e que não efectuou paragem em Fátima. Apesar de o autocarro ter sido uma Enigma com uns bancos tipo pedra... adorei a viagem por esta apenas ter demorado 3h07. E desenganem-se aqueles que pensam que o motorista foi em excesso de velocidade porque não foi.

Residindo eu na Margem Sul ainda tive mais 1h de viagem para trás... no total foram... 5h30 de viagem... se pesquisarmos melhor estes horários vemos que o Expresso "normal" que até efectua paragem em Setúbal e em Almada demora cerca de 4 a 5h essas sim anunciadas... teria optado pelo dito Expresso "normal" e escusava de ter ido a Lisboa.

Depois do desabafo despeço-me destas férias que espero repetir para o ano noutro local!
Espero que tenham gostado!

(todas as fotos dispovíeis no site www.olhardeumpassageiro.com

Até Breve!
Olhar de um Passageiro

2 comentários:

Luís Santos disse...

A rede expressos engana-se muito nos horários, mas também eles não prevêem se o autocarro vai apanhar trânsito ou não...
E digo isto por experiência própria. Em viagens k fiz até à beira baixa, mais concretamente Oleiros, costuma demorar sempre mais 30 a 45 minutos do k é anunciado, ou seja em vez de 3.30 passa a 4 e até já chegou a demorar quase 6 horas...
Portanto é normal

Olhar de um Passageiro disse...

Eu sei disso, apenas fiquei "indignado" foi com a falta de informação correcta... Quando vou para o Porto não tenho problemas...