quinta-feira, 3 de abril de 2008

Reportagem sobre o passeio AMIBUS / TXXI - Despedida Volvo B10R

E como o melhor fica sempre para o fim...

A minha reportagem sobre mais um passeio da AMIBUS desta vez em parceria com o portal Transportes XXI.
O tema desta vez era a despedida da Volvo B10R Camo UR 79.

Uma pequena introdução, o modelo B10R nasceu no fim da década de 70 numa época em que a Volvo consolidava a sua posição no mercado de chassis urbanos com os seus modelos B58 e B59, atingindo grandes volumes de vendas, e tornando-se num dos modelos mais populares da época.

A STCP encomendou cerca de 300 B58-55 entre 1973 e 1980.
Em Lisboa optou-se pelo chassi B59-55V e B59-55A, que diferia dos B58 por ter já motor colocado à rectaguarda (Nas Volvo B58, o motor era colocado ao centro do veículo), e caixa semi-automática, e a altura entre a plataforma e a base do autocarro ser menor, sendo mais acessíveis que as B58.

Em 1978 inicia-se a produção da B10R, mantendo a sua produção em Portugal até 1991.

Em números foram adquiridos cerca de 400 chassis Volvo B10R, quase todos carroçados pela Camo, sendo distribuídos da seguinte maneira:

Rodoviária Nacional - Cerca de 170 Veículos
Carris - 98 Veículos
STCP - 83 Veículos

Actualmente os TUB e os SMTCB ainda possuem B10Rs a circular, tendo os TUB a B10R mais recente a circular, datada de 1991.

Depois desta introdução, vamos ao passeio em si.

7.00 A Sunsundegui Sideral da Avenidas do Tempo chegava a Sete Rios, local onde entrou a maior parte dos passageiros deste passeio



Este foi o lugar que ocupei nas viagens. Adorei o autocarro, super confortável e suave! Além de uma excelente condução do motorista!



Já que falo no motorista... Tablier da AT 05



Depois de uma paragem no Campo Grande para a entrada de mais um entusiasta, seguimos a nossa viagem, próxima paragem Coimbra!

Chegados a Coimbra, para apanhar outro entusiasta, e paragem para alguns tomarem pequeno almoço houve quem (como eu) fosse fotografar o que havia para fotografar de autocarros por ali.
Ora eu que é raro ir a Coimbra muito menos para fotografar a SMTUC, tinha ali a minha oportunidade de ouro, não a desperdicei!

E apanhei uma Marcopolo Viale, (Esta veio mesmo ali de perto da Marcopolo que é em Coimbra precisamente)



A Mercedes O405 Marcopolo Tricana, na paragem






Com um detalhe curioso...



Porque não é so nos comboios e metros que temos direito a ler os jornais gratuitos... Se houver civismo de todos e não se sujar os autocarros como sujam as estações e os comboios... podia se trazer esta ideia aqui para Lisboa!

Uma Volvo Camo "Camus",



Uma Mercedes Citaro,



E um sinal curioso... "excepto RN"? Aos anos que não há RN... Fica o registo :P



Passado Coimbra, seguimos então até Gaia onde nos esperava a comitiva do Norte para se juntar aos "loucos de Lisboa", Próxima Paragem Garagem da Espirito Santo - Oliveira do Douro.

Chegamos a Oliveira do Douro, e após alguns telefonemas a substituir o "GPS" chegámos à garagem da Espirito Santo,

Depois dos cumprimentos, reencontros e primeiros encontros eis que alguns (como eu) se dispersam para fotografar o parque todo da Espírito Santo. (Claro que eu esfregava as mãos de contente)

Começou o meu ataque.

A 243 da ES, à espera da hora para mais uma carreira 32 para o Porto.



A 247 na lavagem com um grupo de "spotters" do outro lado a apanhar a 247 de frente,



A 247 outra vez, repousando após a lavagem,



A 189, com uma forasteira ao lado, já la vamos...



a 245 acompanhada da 236,



lado a lado, 2 Mercedes O405N1. As diferenças? Número de frota, data que aquisição e pára-brisas. A 205 foi das primeiras O405N1 a chegar à Espirito Santo, a 238 das últimas.



Aqui várias O405s,



Chegando ao parque dos abatidos ao serviço encontrei este protótipo da Salvador Caetanto,



Tablier...



E ainda 2 Mercedes O305,

A 102,



e a 138,



entretanto eis que é feita a chamada para a concentração... lembram-se da "forasteira"?

Aqui está ela! A nossa Volvo B10R da OFR Transportes!



O Tablier...



E o interior visto do último banco.



Após a cobrança de bilhetes a bordo seguimos para o Restaurante.
Um belo lombo de porco assado estava à nossa espera.

Depois do almoço seguimos viagem... mas a 79 pregou-nos uma partida...



Nada de grave, caixa de velocidades avariou, até nos novos avariam!...
Passado algum tempo eis que surge...

Outra Volvo B10R, desta feita uma UR 83.1!



Depois de todos estarem a bordo seguimos para a próxima paragem. Próxima Paragem, UTC Carvalhos.
Já no parque da UTC, tive oportunidade de apanhar mais umas Volvo B10R que como a "nossa" 79 vieram de Lisboa, mais precisamente da "minha" Rodoviária de Lisboa.

Aqui a AVGrijó 51 uma Volvo B10R Alfredo Caetano Sub-79


O tablier


O seu interior,


E um pormenor dos seus bancos,

Agora a UTC 143, que deve estar para muito breve o seu abate,



E agora com mais calma pude fotografar a OFR 77,

Tablier,


E o seu interior..


A OFR 77,



Após a UTC seguimos para o Porto, terminal do Parque das Camélias onde fizemos uma paragem para mais umas fotos, seguindo depois para a ribeira do Porto onde fizemos nova paragem em frente do Museu da STCP.

Seguimos depois para a garagem da Espírito Santo, onde nos iriamos despedir da comitiva do Norte seguindo novamente na AT 05 para Lisboa, partimos cerca das 20.00, com uma viagem super tranquila para Lisboa, fizemos uma paragem na Área de Serviço de Mealhada-Cantanhede para comer qualquer coisa, seguindo logo depois para Lisboa.

Alguns já dormiam, mas cá à frente reinava a boa disposição, colocando o telemóvel junto do microfone do autocarro, e tocando risos cómicos, aquelas piadas que fazem rir até não dar mais, e ainda uma vaca a mugir.

O relógio bate as 0.00 e entramos em Lisboa. Paramos no Campo Grande para deixar 2 passageiros e seguimos para Sete Rios, onde eu desci.

Peço desculpa pelo grande testamento mas para relatar este dia inteiro, teve de ser assim. Só da minha parte foram tiradas 398 fotografias, das quais seleccionei as que achei estarem melhores.

Quanto a agradecimentos, quero agradecer à organização do passeio pelo belo dia passado, agradecer à Avenidas do Tempo, ao seu motorista sempre muito simpático e divertido, quero também agradecer à Espirito Santo o facto de nos ter aberto a porta da sua casa, podendo eu pela primeira vez fotografar uma empresa que regularmente viajo quando vou a Gaia. Quero também agradecer ao motorista da OFR que nos levou na 77 e 79, agradecer à União de Transportes dos Carvalhos (UTC) a permissão que nos deram para visitarmos o parque e fotografarmos os autocarros.



Até à próxima

1 comentário:

Terminal Rodoviario disse...

Olá André.

Só uma pequena correcção:

As Volvo B10R com carroçaria Sub 79 são Camo e não Alfredo Caetano (que carroçou as B58). ;-)