quarta-feira, 7 de maio de 2008

Adeus O305...

É com alguma tristeza que anuncio aqui o adeus das Mercedes O305 na Rodoviária de Lisboa...

As primeiras O305 chegaram em 1994 ao CAT de Caneças, ainda foram pintadas de laranja, em 1995 chegaram à minha zona, ao CAT de Bucelas, as primeiras O307 que diferem das O305 por serem de carácter suburbano. Quando chegaram foram pintados com a primeira pintura de Bucelas um azul acizentado, desde a L-759 até à L-773 era tudo O307, as primeiras O305 chegaram a Bucelas dessa mesma cor L-790, L-791 e L-792. A L-801 e L-802 já vieram com a cor que todos conhecemos hoje, o verde.

Na altura todos queriamos exprimentar os autocarros novos, eu então como não gosto nada de autocarros... não descancei enquanto não os exprimentei. Era pequeno ainda, a primeira O307 que pude viajar foi a L-764 em carreira numa visita de estudo aos bombeiros de Loures, que fomos de transportes públicos... a primeira O305 que viajei não me lembro... a última... L-587.

O que eu adorava estes autocarros, eram diferentes... Entretanto chegam mais O305s, muitas mesmo, isto falo em Bucelas porque foi o que acompanhei ao vivo, L-804 L-805 eram especiais pois por fora eram O305 normais e no seu interior estavam configuradas como uma O307, L-806, L-812 e L-813 foram as que se seguiram.

Depois da L-850 até à L-875 em 1997 foi uma "invasão" mas destas a maioria era de caixa manual! Entre estas há uma que me marcou para a vida... a L-868! Por ser diferente das outras, por ter pintura "Urbana" por ter um som de diferencial diferente, pelos grandes convívios e palhaçadas a bordo da "Urbana"... e pelas muitas viagens feitas naquele carro... que pena que eu tenho de não ter uma foto da L-868 com a pintura "Urbana"...

Voltando às outras O305, de caixa automática do que me lembro tínhamos a L-854, L-856, L-857, L-858, e L-859, L-864, L-865, L-866 e L-868. A L-855, e a L-867 tinham publicidade à EVA na traseira do autocarro... Algumas O305 de caixa manual levaram caixa automática quase no fim das suas vidas, As O307 que ficaram na Rodoviária levaram caixa automática (eram de caixa manual).

Deixo-vos humildes fotos que tirei a estes modelos...

A L-587...



A L-591...



A L-854 no Campo Grande...



E para a despedida... a "minha" L-859... a última O305 de Bucelas a circular...



Tirei a foto assim porque de frente queimava a fotografia por causa do intenso sol...

Adeus... até sempre O305, até sempre O307! Ficarão imortalizadas na minha memória...

Até sempre!

(Alerto que pode haver algum erro com datas, é tudo tirado da minha memória sem apontamentos, se por acaso encontrarem algum erro não hesitem em dizer)

1 comentário:

Anónimo disse...

tambem kurto mt autocarros e kero vir um dia assim tenha idade trabalhar numa impresa de autocarros(TST)uma vez k é a k
há n minha zona.
Infelizmente na zona onde ja algum tempo k as O305 e O307 desapareceram agora sao mais utilizadas as O408 e O407 n sei
s ai em Lisboa a pussem.
Ja agora penso trabalhar pro ano pra puder comprar um autoxarro só pra mim talvez uma O305 um B0M