quinta-feira, 30 de julho de 2009

Um olhar sobre... TST 859

Olá a todos. No dia que a SulFertagus "celebra" 10 anos ao serviço da Fertagus... tive uma "prenda" quando fui apanhar o autocarro. Apareceu-me a 859 já decorada com os "autocolantes" da SulFertagus e pronta para o serviço diário.

Eu morria de curiosidade de exprimentar esta Van Hool AG300 "original". Original porque a sua "prima" 856, é uma "cópia" feita por uma empresa Italiana de carroçarias, a "De Simon" que também fabrica Van Hool AG 300 sob licensa da "mãe" Van Hool.

E realmente original é original! As diferenças entre a 856 e a 859 são algumas.

Começo pelo interior onde a 859 ganha vários pontos à 856 graças aos confortáveis bancos, não são os Fainsa "calhau" Arianne... Outro ponto que gostei bastante na 859 foi o silêncio a bordo. Quando as portas abrem não as ouvimos trabalhar, (na 856 é igual) e o motor da 859 é muito mais silencioso que o da 856, tem um trabalhar mais suave, e a caixa de velocidades também é muito suave. Um dos factores que ajuda a este menor ruído do motor, é o escape ser colocado na base da carroçaria e ser um escape silencioso, o escape da 856 é colocado no tejadilho e é ruidoso...

A mobilidade em interior é exactamente igual em ambos visto estes 2 articulados serem de piso rebaixado integral, e terem 4 portas em vez das habituais 3.

Resumindo, se quiserem trocar a 856 por uma Van Hool do mesmo lote da 859 estão à vontade que eu pessoalmente não me importo :P

Depois deste blá blá blá todo aqui têm o que vocês mais gostam... fotos!

O exterior...



O interior (foto possível)



e para terminar um detalhe dos bancos...



são mesmo confortáveis...

Por hoje é tudo, até breve!

Sem comentários: